Plataforma de anúncios do Google que permite criar campanhas pagas para promover produtos ou serviços. Muito usada para atrair tráfego e gerar conversões rapidamente.
Pessoa ou empresa responsável por criar e pagar por anúncios. O objetivo é promover produtos, serviços ou marcas em canais online ou offline.
É a prática de divulgar produtos ou serviços ao público por meio de anúncios em diversos meios, com o objetivo de gerar interesse e vendas.
Conjunto de ações feitas após a venda, como suporte, acompanhamento e fidelização do cliente, garantindo uma boa experiência e incentivando novas compras.
Modelo que representa o caminho do consumidor: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Muito usado na criação de conteúdos e anúncios persuasivos.
Sequência de regras e cálculos usados por plataformas digitais (como o Google ou redes sociais) para decidir o que mostrar para cada usuário.
Texto que descreve imagens em sites. É importante para acessibilidade e SEO, pois ajuda os mecanismos de busca a entender o conteúdo visual.
Ferramenta que avalia Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de um negócio ou projeto, facilitando o planejamento estratégico.
Palavra ou frase clicável em um link. Ela indica para onde o link vai e é importante para SEO e usabilidade.
Conjunto de comandos que permite a integração entre sistemas diferentes. Por exemplo, uma API pode conectar um site a uma ferramenta de pagamentos.
Técnicas para melhorar o posicionamento de um aplicativo nas lojas (App Store ou Google Play), aumentando sua visibilidade e número de downloads.
Uso de ferramentas para automatizar ações como envio de e-mails, nutrição de leads e segmentação, economizando tempo e melhorando resultados.
Sistema que envia respostas automáticas por e-mail após uma ação do usuário, como preencher um formulário ou fazer uma compra.
Métrica que indica a relevância de uma página específica para os buscadores. Quanto maior a autoridade, maior a chance de ranquear bem no Google.
Métrica que indica o nível de relevância e confiança de um site nos mecanismos de busca. Quanto maior o DA, maior a chance do site aparecer bem posicionado no Google.
Modelo de negócio em que uma empresa vende para outra empresa, como uma fábrica que fornece produtos para um varejista.
Modelo onde uma empresa vende para outra empresa que, por sua vez, vende ao consumidor final. Exemplo: marketplaces.
Modelo em que a empresa vende diretamente para o consumidor final, como lojas de roupa online.
Modelo de negócio em que empresas oferecem produtos ou serviços para instituições do governo.
Link de outro site apontando para o seu. É um dos fatores mais importantes de SEO, pois indica confiança e autoridade.
Anúncio visual, geralmente em formato de imagem ou vídeo, exibido em sites e blogs. Pode ser clicável e levar para uma página específica.
Análise das estratégias de concorrentes ou empresas referência para identificar boas práticas e melhorar seu próprio desempenho.
Anúncio visual, geralmente em formato de imagem ou vídeo, exibido em sites e blogs. Pode ser clicável e levar para uma página específica.
Conjunto massivo de dados que, quando bem analisados, geram insights valiosos para decisões de negócio e estratégias de marketing.
Técnicas de SEO que burlam as regras dos buscadores para tentar ranquear melhor. Embora possam funcionar no curto prazo, são arriscadas e penalizadas.
Técnica de geração de ideias em grupo, usada para encontrar soluções criativas ou desenvolver campanhas e conteúdos.
Conjunto de elementos visuais, emocionais e conceituais que representam uma empresa, incluindo seu nome, logo e reputação.
Percepção de valor que o público tem sobre uma marca, influenciando diretamente nas vendas e fidelidade.
Como os consumidores enxergam uma marca com base em suas experiências, comunicação e reputação no mercado.
Momento em que as receitas de uma empresa igualam os custos, ou seja, quando ela começa a ter lucro.
Resumo com informações essenciais sobre um projeto. Serve como guia para a criação de campanhas, conteúdos ou produtos.
Valor disponível ou planejado para gastar em campanhas, projetos ou ações específicas de marketing.
Tráfego gratuito que vem de mecanismos de busca, como o Google, sem investimento em anúncios pagos.
Estratégia focada em gerar repercussão espontânea sobre um produto ou campanha, criando “burburinho” nas redes e boca a boca.
Planejamento com datas e temas dos conteúdos que serão publicados em blogs, redes sociais e outros canais.
Chamada para ação que orienta o usuário a realizar algo, como “clique aqui”, “baixe agora” ou “agende uma consulta”.
Meios usados por uma marca para se comunicar com o público, como e-mail, redes sociais, WhatsApp, telefone, etc.
Código usado no site para indicar qual é a versão principal de uma página, evitando problemas com conteúdo duplicado no SEO.
Código usado no site para indicar qual é a versão principal de uma página, evitando problemas com conteúdo duplicado no SEO.
Linguagem que define o estilo visual de um site, como cores, fontes e espaçamentos. Trabalha junto com o HTML.
É o cargo mais alto de uma empresa. O CEO é o responsável pela tomada de decisões estratégicas e pela liderança geral do negócio.
Presidente do conselho de uma empresa, que atua como líder do grupo de diretores e supervisores.
Programas que simulam conversas com humanos, geralmente usados em sites, redes sociais ou apps para tirar dúvidas e automatizar atendimentos.
Chatbot de inteligência artificial criado pela OpenAI que responde perguntas, escreve textos, faz resumos e auxilia em diversas tarefas.
Taxa de cancelamento de clientes em um determinado período. Serve para medir a retenção de usuários em serviços ou assinaturas.
Tempo que leva desde o primeiro contato com o lead até o fechamento da venda. Pode variar conforme o tipo de produto ou serviço.
Profissional focado em fechar vendas. Ele atua nas últimas etapas do funil, ajudando o cliente a tomar a decisão final.
Diretor de Marketing de uma empresa. Responsável por liderar estratégias e ações que atraiam e fidelizem clientes.
Sistema de gerenciamento de conteúdo, como WordPress ou Wix, que facilita a criação e edição de sites sem precisar saber programar.
Parceria entre duas marcas que se unem para criar um produto, serviço ou campanha, aproveitando a força de ambas.
Ligação feita para um possível cliente sem que ele tenha demonstrado interesse prévio. Muito usada em prospecção ativa.
E-mail enviado a alguém que ainda não conhece a marca ou não demonstrou interesse. Usado para apresentar soluções ou iniciar conversas.
Tipo de conteúdo que muda conforme o comportamento ou perfil do usuário. Muito usado em e-mails personalizados e sites.
Conteúdo atemporal, que continua relevante mesmo com o passar do tempo. Ex: “como fazer uma boa estratégia de marketing”.
Postagens ou anúncios veiculados mediante pagamento, como Facebook Ads ou Google Ads. Usado para alcançar mais pessoas.
Material criado internamente pela marca, com linguagem e identidade próprias. Pode ser blog, vídeo, post social, etc.
Material educativo e mais aprofundado, como eBooks, webinars e infográficos. Geralmente exige um cadastro para acesso.
Conteúdo que se espalha rapidamente pela internet, geralmente por ser divertido, polêmico ou muito relevante.
Ação esperada do usuário, como preencher um formulário, clicar em um botão ou realizar uma compra.
Conjunto de técnicas para aumentar a taxa de conversão em sites, páginas ou campanhas, sem precisar aumentar o tráfego.
Arquivos armazenados no navegador que guardam informações sobre o comportamento do usuário em sites, como preferências ou login.
Atividade principal da empresa, aquilo que representa seu foco e diferencial no mercado.
Peça visual ou textual usada em campanhas publicitárias. Pode ser um banner, vídeo, texto ou imagem que transmite uma mensagem.
Peça visual ou textual usada em campanhas publicitárias. Pode ser um banner, vídeo, texto ou imagem que transmite uma mensagem.
Processo colaborativo em que várias pessoas contribuem com ideias, soluções ou conteúdos para uma empresa ou projeto.
Estratégia focada em garantir que o cliente alcance sucesso com o produto ou serviço adquirido, reduzindo churn e aumentando retenção.
Valor gasto para conquistar um novo cliente. Leva em conta gastos com marketing e vendas.
Modelo de cobrança em que o anunciante paga apenas quando o usuário realiza uma ação específica, como compra ou cadastro.
Ferramenta ou estratégia para gerenciar o relacionamento com os clientes, armazenando dados e melhorando o atendimento.
Experiência do cliente durante toda a jornada com a marca. Um bom CX aumenta a fidelidade e satisfação.
É o processo de analisar grandes volumes de dados para descobrir padrões e informações úteis para decisões de negócio.
É uma tecnologia de inteligência artificial que aprende a partir de grandes volumes de dados, sendo usada em reconhecimento de voz, imagem e automações.
É a técnica de criar sites que se adaptam automaticamente a diferentes tamanhos de tela, como celular, tablet ou computador.
É um tipo de link que permite aos motores de busca seguirem e passarem autoridade para a página de destino.
É o endereço principal de um site na internet, como “meusite.com”, que identifica onde ele pode ser acessado.
É o uso da internet para melhorar ou realizar processos de negócio, incluindo vendas, atendimento e logística.
É o envio de mensagens por e-mail com objetivo de se comunicar, promover produtos ou nutrir o relacionamento com clientes.
É um livro digital com conteúdo educativo ou informativo, geralmente usado como material rico em estratégias de marketing.
É um modelo de negócio no qual as vendas de produtos ou serviços são feitas pela internet.
É o marketing voltado para os colaboradores da empresa, com o objetivo de melhorar o clima interno e engajamento.
São as interações dos usuários com um conteúdo, como curtidas, comentários, compartilhamentos ou cliques.
No marketing, é a ação de entregar uma mensagem, produto ou serviço ao cliente de forma eficiente e no tempo certo.
É uma mensagem que aparece quando uma página da web não é encontrada ou foi removida do servidor.
É o retorno dado sobre uma ação ou resultado, usado para avaliar e melhorar o desempenho ou comportamento.
É o retorno dado sobre uma ação ou resultado, usado para avaliar e melhorar o desempenho ou comportamento.
São dados sobre empresas usados para segmentar o mercado B2B, como porte, setor, localização e número de funcionários.
É uma estratégia que define um preço mínimo para um produto ou serviço, garantindo margem de lucro.
É o acompanhamento de contatos ou etapas de venda, feito para manter o relacionamento e aumentar as conversões.
É um formulário usado para captar dados dos visitantes, como nome e e-mail, em troca de um conteúdo ou oferta.
Representa a etapa final da jornada do comprador. Aqui, o conteúdo é voltado para ajudar o lead a tomar a decisão de compra, oferecendo provas sociais, demonstrações, testes gratuitos e ofertas diretas que incentivem a conversão.
É o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com a empresa até a decisão de compra, dividido em etapas como topo, meio e fundo do funil.
Ferramenta gratuita do Google que analisa o tráfego de um site. Ajuda a entender o comportamento dos visitantes e medir resultados.
É o envio automático de um e-mail baseado em alguma ação do usuário, como baixar um eBook ou abandonar o carrinho.
Processo de atrair e captar pessoas interessadas no seu produto ou serviço, geralmente através de conteúdos e formulários.
Conjunto de ações para planejar, acompanhar e otimizar o processo de vendas, incluindo equipe, metas e atendimento ao cliente.
Plataforma de anúncios do Google que permite exibir publicidade nos resultados de busca e em sites parceiros.
Métrica usada na mídia tradicional para calcular o alcance de uma campanha, combinando cobertura e frequência.
Estratégia focada em crescimento acelerado de negócios usando testes, dados e criatividade para atrair e reter clientes.
Conteúdo escrito por um convidado em outro blog. Ajuda a ganhar autoridade e atrair novos públicos.
Palavra precedida pelo símbolo “#” usada para categorizar conteúdos e aumentar o alcance em redes sociais.
Palavras-chave curtas e genéricas, com alto volume de busca e muita concorrência, como “marketing”.
Elementos do HTML que definem títulos e subtítulos nas páginas, ajudando na organização do conteúdo e no SEO.
Usuários que consomem muito determinado produto, serviço ou conteúdo em comparação com outros consumidores.
É um link clicável que leva o usuário a outra página ou site, usado para navegação ou direcionamento de tráfego.
Linguagem usada para estruturar o conteúdo de páginas da web, como textos, imagens e links.
Perfil do Cliente Ideal. Representa o tipo de cliente com maior potencial de se beneficiar e comprar da sua empresa.
Estratégia que atrai o cliente com conteúdo relevante em vez de anúncios invasivos, guiando-o até a compra.
Modelo de vendas feito remotamente, com foco em negociações via telefone, e-mail ou videochamadas, sem visitas presenciais.
Tecnologia que simula a inteligência humana para realizar tarefas como análise de dados, previsões e automações.
Área visual com a qual o usuário interage em um sistema, site ou app. Inclui botões, menus, layout e elementos gráficos.
Etapas que o cliente percorre até a compra: reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão.
Indicadores usados para medir os resultados de ações ou campanhas, como taxa de cliques, conversões ou vendas.
Leads com alto potencial de se tornarem clientes, geralmente identificados por seu perfil ou engajamento.
Página criada com foco em conversão. Serve como porta de entrada para uma ação específica, como preencher um formulário ou baixar um material.
É a estrutura visual de uma página ou material. Define o posicionamento de elementos como textos, imagens e botões.
Contato que demonstrou interesse no seu produto ou serviço e deixou informações como nome e e-mail.
Lead que atende critérios específicos e possui maior chance de se tornar cliente.
Método de pontuação que avalia o quão pronto um lead está para avançar no funil de vendas.
Rastreamento das ações realizadas por um lead em seu site, como páginas visitadas e botões clicados.
Lei Geral de Proteção de Dados que regulamenta o uso, coleta e armazenamento de dados pessoais no Brasil.
Usuário com baixo nível de interação ou consumo de determinado produto ou serviço.
Estratégia para conquistar links externos apontando para o seu site, com o objetivo de melhorar o SEO.
Links que direcionam o usuário para sites fora do seu próprio domínio.
Links dentro de um site que levam o usuário para outras páginas dentro do mesmo domínio.
Links dentro de um site que levam o usuário para outras páginas dentro do mesmo domínio.
Mailing List é uma lista de contatos com e-mail, nome, endereço, telefone fixo, número do celular e outras informações relevantes para estratégias de marketing direto.
Marketing de Conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados nos canais digitais para atrair e engajar o público-alvo.
Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online por meio de canais como redes sociais, blogs, e-mails e anúncios pagos.
Etapa intermediária do funil de vendas, onde o lead já reconhece seu problema e busca por soluções. O conteúdo aqui tem como objetivo educar e nutrir o interesse, guiando o cliente rumo à decisão de compra.
Meta Description ou em português Meta Descrição é uma breve descrição de uma página, que aparece nos resultados dos mecanismos de busca.
Metadados são os dados ou pontos de referência que permitem que as ferramentas entendam do que se trata uma informação ou conteúdo.
Refere-se à medida de desempenho da sua marca por meio da coleta de dados específicos ou resultados numéricos.
MQL é a sigla para Marketing Qualified Lead, ou em português, Lead Qualificado de Marketing. MQL são leads que demonstraram interesse e engajamento, prontos para avançar no funil.
MVP é a sigla para Minimum Viable Product, que em português quer dizer Produto Mínimo Viável — a versão mais simples de um produto, criada para testar a aceitação do público com o menor esforço possível.
No Follow, que em português significa “Não Siga”, é um atributo colocado em links que instrui os motores de busca a não transferirem autoridade (link juice) para a página de destino.
NPS é a sigla para Net Promoter Score, uma métrica usada para medir o grau de lealdade dos clientes com uma empresa, produto ou serviço, baseada em uma pergunta: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa marca?”.
Nutrição de Leads é uma estratégia de automação que envia conteúdos personalizados para manter o relacionamento com os leads e guiá-los ao longo do funil de vendas até se tornarem clientes.
Onboarding é o processo de boas-vindas e adaptação de novos clientes ou usuários, ajudando-os a entender como utilizar um produto ou serviço com eficiência.
OPPS é a abreviação de Opportunities (Oportunidades), representando contatos ou leads que demonstraram forte interesse e têm potencial real de conversão em vendas.
Opt-in é a permissão concedida por um usuário para receber comunicações, como newsletters ou promoções, geralmente após preencher um formulário.
Consiste em adaptar o design e o funcionamento de um site para que ele seja acessível e funcional em celulares e tablets, garantindo boa experiência do usuário.
Outbound Marketing é a abordagem tradicional de marketing, onde a empresa vai até o cliente com propagandas, ligações ou anúncios pagos para chamar sua atenção.
Page Title é o título da página exibido na aba do navegador e nos resultados de busca, sendo importante para SEO e para atrair cliques.
Métrica que indica a quantidade média de páginas acessadas por um visitante durante uma única sessão em um site.
Palavra-chave é o termo ou frase que os usuários digitam nos buscadores e que os profissionais de SEO usam para posicionar seus conteúdos de forma estratégica.
Persona é um perfil fictício que representa o cliente ideal de uma empresa, com nome, idade, comportamentos, dores e objetivos.
Planejamento Estratégico é o processo de definição de metas, objetivos e ações para direcionar o crescimento de uma empresa no longo prazo.
Planejamento Estratégico é o processo de definição de metas, objetivos e ações para direcionar o crescimento de uma empresa no longo prazo.
Prova Social é o uso da influência de outras pessoas (avaliações, depoimentos, quantidade de seguidores) para reforçar a confiança em uma marca.
Público-alvo é o grupo de pessoas com características demográficas, comportamentais e de consumo semelhantes, para o qual se direcionam as ações de marketing.
Processo que classifica os leads com base no seu potencial de compra, identificando quais estão prontos para avançar no funil.
Refere-se ao número total de pessoas únicas alcançadas por uma campanha ou publicação.
Tipo de redirecionamento permanente de uma URL para outra, usado para manter o SEO e experiência do usuário.
Documento que resume o desempenho de vendas de uma empresa ao longo de um ano. Aponta tendências, resultados alcançados e serve como base para definir metas futuras.
Técnica para exibir anúncios a pessoas que já visitaram seu site, incentivando que voltem e convertam.
Indicador que mede o retorno financeiro obtido em relação ao investimento feito em marketing.
Modelo de software baseado em nuvem, acessado por assinatura, sem necessidade de instalação local.
Conjunto de estratégias pagas para promover sites em mecanismos de busca, como o Google Ads.
Conjunto de práticas para otimizar páginas e melhorar seu posicionamento nos resultados dos buscadores.
Divisão dos leads em grupos com características semelhantes para personalizar ações de marketing.
Modelo de vendas em que o cliente realiza todo o processo de compra de forma autônoma.
Práticas externas ao site, como backlinks, que influenciam no ranqueamento nos motores de busca.
Práticas internas ao site, como título, meta descrição e conteúdo, para melhorar o SEO.
Página de resultados exibida por um mecanismo de busca após uma consulta do usuário.
Arquivo ou página que lista todas as URLs do site, facilitando a indexação pelos mecanismos de busca.
Lead que demonstrou forte intenção de compra e está pronto para ser abordado pela equipe de vendas.
Lead que demonstrou forte intenção de compra e está pronto para ser abordado pela equipe de vendas.
Consumidores que trocam com frequência de marca, sem lealdade definida.
Porcentagem de pessoas que abrem um e-mail enviado pela empresa.
Porcentagem de pessoas que clicam em qualquer um dos links contidos em um e-mail ou anúncio.
Porcentagem de visitantes que realizam alguma conversão desejada pela empresa.
Tempo médio durante o qual um visitante permanece ativo em um determinado website.
Testes feitos com duas versões diferentes de uma página, publicação ou campanha para avaliar qual tem melhor desempenho.
Conceito que indica a marca que vem primeiro à mente do consumidor dentro de um segmento.
É a primeira etapa da jornada do cliente. Envolve ações focadas em atrair visitantes e gerar consciência sobre um problema ou necessidade.
Visitas no site vindas de fontes gratuitas, como resultados de busca ou links em outros sites.
Visitas no site que vêm de anúncios pagos em plataformas como Google Ads ou redes sociais.
User Experience, ou Experiência do Usuário, são boas práticas que buscam tornar a navegação e interação com sites e aplicativos mais simples, agradáveis e eficientes.
Métrica que representa a receita total estimada que um cliente gera durante toda a sua relação com a empresa.
Também chamado de FMV (fair market value), é o preço considerado adequado por compradores e vendedores em condições normais de mercado.
Modelo de vendas fora do varejo tradicional, feito diretamente ao consumidor, sem intermediários.
Abordagem que utiliza emoções para influenciar decisões de compra e fortalecer a conexão com a marca.
Também chamadas de field sales, são realizadas fora da empresa, com foco em visitas presenciais a clientes.
Ação de coletar, mensurar, analisar e interpretar dados de navegação na internet para melhorar a performance de sites e campanhas.
Versão do WhatsApp voltada para empresas, com recursos como catálogos de produtos, mensagens automáticas e etiquetas.
Conjunto de práticas éticas de SEO que seguem as diretrizes dos mecanismos de busca para melhorar o posicionamento do site.