Glossário de Vendas e Marketing

Um guia completo de termos de A a Z para quem deseja dominar os conceitos essenciais e alavancar suas estratégias comerciais.

A

ADS

Plataforma de anúncios do Google que permite criar campanhas pagas para promover produtos ou serviços. Muito usada para atrair tráfego e gerar conversões rapidamente.

Advertiser

Pessoa ou empresa responsável por criar e pagar por anúncios. O objetivo é promover produtos, serviços ou marcas em canais online ou offline.

Advertising

É a prática de divulgar produtos ou serviços ao público por meio de anúncios em diversos meios, com o objetivo de gerar interesse e vendas.

After Sales

Conjunto de ações feitas após a venda, como suporte, acompanhamento e fidelização do cliente, garantindo uma boa experiência e incentivando novas compras.

AIDA

Modelo que representa o caminho do consumidor: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Muito usado na criação de conteúdos e anúncios persuasivos.

 

Algoritmo

Sequência de regras e cálculos usados por plataformas digitais (como o Google ou redes sociais) para decidir o que mostrar para cada usuário.

 

Alternative Text (Alt Text)

Texto que descreve imagens em sites. É importante para acessibilidade e SEO, pois ajuda os mecanismos de busca a entender o conteúdo visual.

 

Análise SWOT

Ferramenta que avalia Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de um negócio ou projeto, facilitando o planejamento estratégico.

 

 

Anchor Text (Texto Âncora)

Palavra ou frase clicável em um link. Ela indica para onde o link vai e é importante para SEO e usabilidade.

 

 

API (Application Programming Interface)

Conjunto de comandos que permite a integração entre sistemas diferentes. Por exemplo, uma API pode conectar um site a uma ferramenta de pagamentos.

 

ASO (App Store Optimization)

Técnicas para melhorar o posicionamento de um aplicativo nas lojas (App Store ou Google Play), aumentando sua visibilidade e número de downloads.

 

 

Automação de Marketing

Uso de ferramentas para automatizar ações como envio de e-mails, nutrição de leads e segmentação, economizando tempo e melhorando resultados.

 

Autoresponder

Sistema que envia respostas automáticas por e-mail após uma ação do usuário, como preencher um formulário ou fazer uma compra.

 

 

Autoridade de Página (PA)

Métrica que indica a relevância de uma página específica para os buscadores. Quanto maior a autoridade, maior a chance de ranquear bem no Google.

 

 

Autoridade do Domínio (DA)

Métrica que indica o nível de relevância e confiança de um site nos mecanismos de busca. Quanto maior o DA, maior a chance do site aparecer bem posicionado no Google.

 

B

B2B (Business to Business)

Modelo de negócio em que uma empresa vende para outra empresa, como uma fábrica que fornece produtos para um varejista.

 

B2B2C (Business to Business to Consumer)

Modelo onde uma empresa vende para outra empresa que, por sua vez, vende ao consumidor final. Exemplo: marketplaces.

 

B2C (Business to Consumer)

Modelo em que a empresa vende diretamente para o consumidor final, como lojas de roupa online.

 

B2G (Business to Government)

Modelo de negócio em que empresas oferecem produtos ou serviços para instituições do governo.

 

Backlink

Link de outro site apontando para o seu. É um dos fatores mais importantes de SEO, pois indica confiança e autoridade.

 

 

Banner

Anúncio visual, geralmente em formato de imagem ou vídeo, exibido em sites e blogs. Pode ser clicável e levar para uma página específica.

 

 

Benchmarking

Análise das estratégias de concorrentes ou empresas referência para identificar boas práticas e melhorar seu próprio desempenho.

 

 

Banner

Anúncio visual, geralmente em formato de imagem ou vídeo, exibido em sites e blogs. Pode ser clicável e levar para uma página específica.

 

 

Big Data

Conjunto massivo de dados que, quando bem analisados, geram insights valiosos para decisões de negócio e estratégias de marketing.

 

 

Black Hat SEO

Técnicas de SEO que burlam as regras dos buscadores para tentar ranquear melhor. Embora possam funcionar no curto prazo, são arriscadas e penalizadas.

 

 

Brainstorm

Técnica de geração de ideias em grupo, usada para encontrar soluções criativas ou desenvolver campanhas e conteúdos.

 

 

Brand (Marca)

Conjunto de elementos visuais, emocionais e conceituais que representam uma empresa, incluindo seu nome, logo e reputação.

 

 

Brand Equity (Valor da Marca)

Percepção de valor que o público tem sobre uma marca, influenciando diretamente nas vendas e fidelidade.

 

Brand Image (Imagem da Marca)

Como os consumidores enxergam uma marca com base em suas experiências, comunicação e reputação no mercado.

 

 

Break-Even Point (Ponto de Equilíbrio)

Momento em que as receitas de uma empresa igualam os custos, ou seja, quando ela começa a ter lucro.

 

 

Briefing

Resumo com informações essenciais sobre um projeto. Serve como guia para a criação de campanhas, conteúdos ou produtos.

 

 

Budget (Orçamento)

Valor disponível ou planejado para gastar em campanhas, projetos ou ações específicas de marketing.

 

 

Busca Orgânica

Tráfego gratuito que vem de mecanismos de busca, como o Google, sem investimento em anúncios pagos.

 

 

Buzz Marketing

Estratégia focada em gerar repercussão espontânea sobre um produto ou campanha, criando “burburinho” nas redes e boca a boca.

 

C

Calendário Editorial

Planejamento com datas e temas dos conteúdos que serão publicados em blogs, redes sociais e outros canais.

Call-to-Action (CTA)

Chamada para ação que orienta o usuário a realizar algo, como “clique aqui”, “baixe agora” ou “agende uma consulta”.

 

Canais de Comunicação

Meios usados por uma marca para se comunicar com o público, como e-mail, redes sociais, WhatsApp, telefone, etc.

 

Canonical Tag

Código usado no site para indicar qual é a versão principal de uma página, evitando problemas com conteúdo duplicado no SEO.

 

Canonical Tag

Código usado no site para indicar qual é a versão principal de uma página, evitando problemas com conteúdo duplicado no SEO.

 

CSS (Cascading Style Sheets)

Linguagem que define o estilo visual de um site, como cores, fontes e espaçamentos. Trabalha junto com o HTML.

 

 

CEO (Chief Executive Officer)

É o cargo mais alto de uma empresa. O CEO é o responsável pela tomada de decisões estratégicas e pela liderança geral do negócio.

 

 

Chairman

Presidente do conselho de uma empresa, que atua como líder do grupo de diretores e supervisores.

 

 

Chatbots

Programas que simulam conversas com humanos, geralmente usados em sites, redes sociais ou apps para tirar dúvidas e automatizar atendimentos.

 

 

ChatGPT

Chatbot de inteligência artificial criado pela OpenAI que responde perguntas, escreve textos, faz resumos e auxilia em diversas tarefas.

 

 

Churn

Taxa de cancelamento de clientes em um determinado período. Serve para medir a retenção de usuários em serviços ou assinaturas.

 

Ciclo de Venda

Tempo que leva desde o primeiro contato com o lead até o fechamento da venda. Pode variar conforme o tipo de produto ou serviço.

 

Closer

Profissional focado em fechar vendas. Ele atua nas últimas etapas do funil, ajudando o cliente a tomar a decisão final.

 

 

CMO (Chief Marketing Officer)

Diretor de Marketing de uma empresa. Responsável por liderar estratégias e ações que atraiam e fidelizem clientes.

 

CMS (Content Management System)

Sistema de gerenciamento de conteúdo, como WordPress ou Wix, que facilita a criação e edição de sites sem precisar saber programar.

 

 

Co-Branding

Parceria entre duas marcas que se unem para criar um produto, serviço ou campanha, aproveitando a força de ambas.

 

 

Cold Call

Ligação feita para um possível cliente sem que ele tenha demonstrado interesse prévio. Muito usada em prospecção ativa.

 

 

Cold Mail

E-mail enviado a alguém que ainda não conhece a marca ou não demonstrou interesse. Usado para apresentar soluções ou iniciar conversas.

 

 

Conteúdo Dinâmico

Tipo de conteúdo que muda conforme o comportamento ou perfil do usuário. Muito usado em e-mails personalizados e sites.

 

 

Conteúdo Evergreen

Conteúdo atemporal, que continua relevante mesmo com o passar do tempo. Ex: “como fazer uma boa estratégia de marketing”.

 

 

Conteúdo Pago

Postagens ou anúncios veiculados mediante pagamento, como Facebook Ads ou Google Ads. Usado para alcançar mais pessoas.

 

 

Conteúdo Próprio

Material criado internamente pela marca, com linguagem e identidade próprias. Pode ser blog, vídeo, post social, etc.

 

 

Conteúdo Rico

Material educativo e mais aprofundado, como eBooks, webinars e infográficos. Geralmente exige um cadastro para acesso.

 

 

Conteúdo Viral

Conteúdo que se espalha rapidamente pela internet, geralmente por ser divertido, polêmico ou muito relevante.

 

 

Conversão

Ação esperada do usuário, como preencher um formulário, clicar em um botão ou realizar uma compra.

 

 

CRO (Conversion Rate Optimization)

Conjunto de técnicas para aumentar a taxa de conversão em sites, páginas ou campanhas, sem precisar aumentar o tráfego.

 

 

Cookies

Arquivos armazenados no navegador que guardam informações sobre o comportamento do usuário em sites, como preferências ou login.

 

 

Core Business

Atividade principal da empresa, aquilo que representa seu foco e diferencial no mercado.

 

 

Criativo

Peça visual ou textual usada em campanhas publicitárias. Pode ser um banner, vídeo, texto ou imagem que transmite uma mensagem.

 

 

Criativo

Peça visual ou textual usada em campanhas publicitárias. Pode ser um banner, vídeo, texto ou imagem que transmite uma mensagem.

 

 

Crowdsourcing

Processo colaborativo em que várias pessoas contribuem com ideias, soluções ou conteúdos para uma empresa ou projeto.

 

 

CS (Customer Success)

Estratégia focada em garantir que o cliente alcance sucesso com o produto ou serviço adquirido, reduzindo churn e aumentando retenção.

 

 

CAC (Custo de Aquisição de Clientes)

Valor gasto para conquistar um novo cliente. Leva em conta gastos com marketing e vendas.

 

 

CPA (Custo por Aquisição)

Modelo de cobrança em que o anunciante paga apenas quando o usuário realiza uma ação específica, como compra ou cadastro.

 

 

CRM (Customer Relationship Management)

Ferramenta ou estratégia para gerenciar o relacionamento com os clientes, armazenando dados e melhorando o atendimento.

 

 

CX (Customer Experience)

Experiência do cliente durante toda a jornada com a marca. Um bom CX aumenta a fidelidade e satisfação.

 

D

Data Mining

É o processo de analisar grandes volumes de dados para descobrir padrões e informações úteis para decisões de negócio.

 

Deep Learning

É uma tecnologia de inteligência artificial que aprende a partir de grandes volumes de dados, sendo usada em reconhecimento de voz, imagem e automações.

 

Design Responsivo

É a técnica de criar sites que se adaptam automaticamente a diferentes tamanhos de tela, como celular, tablet ou computador.

 

Do Follow

É um tipo de link que permite aos motores de busca seguirem e passarem autoridade para a página de destino.

 

Domínio

É o endereço principal de um site na internet, como “meusite.com”, que identifica onde ele pode ser acessado.

 

E

E-Business

É o uso da internet para melhorar ou realizar processos de negócio, incluindo vendas, atendimento e logística.

 

E-mail Marketing

É o envio de mensagens por e-mail com objetivo de se comunicar, promover produtos ou nutrir o relacionamento com clientes.

 

eBook

É um livro digital com conteúdo educativo ou informativo, geralmente usado como material rico em estratégias de marketing.

 

eCommerce

É um modelo de negócio no qual as vendas de produtos ou serviços são feitas pela internet.

 

Endomarketing

É o marketing voltado para os colaboradores da empresa, com o objetivo de melhorar o clima interno e engajamento.

 

 

Engajamento

São as interações dos usuários com um conteúdo, como curtidas, comentários, compartilhamentos ou cliques.

 

 

Entrega

No marketing, é a ação de entregar uma mensagem, produto ou serviço ao cliente de forma eficiente e no tempo certo.

 

 

Erro 404

É uma mensagem que aparece quando uma página da web não é encontrada ou foi removida do servidor.

 

F

Feedback

É o retorno dado sobre uma ação ou resultado, usado para avaliar e melhorar o desempenho ou comportamento.

 

 

Fidelização do Cliente

É o retorno dado sobre uma ação ou resultado, usado para avaliar e melhorar o desempenho ou comportamento.

 

Firmografia

São dados sobre empresas usados para segmentar o mercado B2B, como porte, setor, localização e número de funcionários.

 

Floor Pricing

É uma estratégia que define um preço mínimo para um produto ou serviço, garantindo margem de lucro.

 

Follow-up

É o acompanhamento de contatos ou etapas de venda, feito para manter o relacionamento e aumentar as conversões.

 

Formulário de Conversão

É um formulário usado para captar dados dos visitantes, como nome e e-mail, em troca de um conteúdo ou oferta.

 

 

Fundo do Funil (BOFU)

Representa a etapa final da jornada do comprador. Aqui, o conteúdo é voltado para ajudar o lead a tomar a decisão de compra, oferecendo provas sociais, demonstrações, testes gratuitos e ofertas diretas que incentivem a conversão.

 

 

Funil de Vendas

É o caminho que o cliente percorre desde o primeiro contato com a empresa até a decisão de compra, dividido em etapas como topo, meio e fundo do funil.

 

G

Google Analytics

Ferramenta gratuita do Google que analisa o tráfego de um site. Ajuda a entender o comportamento dos visitantes e medir resultados.

Gatilho de E-mail

É o envio automático de um e-mail baseado em alguma ação do usuário, como baixar um eBook ou abandonar o carrinho.

 

Geração de Leads

Processo de atrair e captar pessoas interessadas no seu produto ou serviço, geralmente através de conteúdos e formulários.

 

Gestão de Vendas

Conjunto de ações para planejar, acompanhar e otimizar o processo de vendas, incluindo equipe, metas e atendimento ao cliente.

 

Google Ads

Plataforma de anúncios do Google que permite exibir publicidade nos resultados de busca e em sites parceiros.

 

Gross Rating Point (GRP)

Métrica usada na mídia tradicional para calcular o alcance de uma campanha, combinando cobertura e frequência.

 

 

Growth Hacking

Estratégia focada em crescimento acelerado de negócios usando testes, dados e criatividade para atrair e reter clientes.

 

 

Guest Post

Conteúdo escrito por um convidado em outro blog. Ajuda a ganhar autoridade e atrair novos públicos.

 

H

Hashtag

Palavra precedida pelo símbolo “#” usada para categorizar conteúdos e aumentar o alcance em redes sociais.

 

Head Tail Keyword

Palavras-chave curtas e genéricas, com alto volume de busca e muita concorrência, como “marketing”.

 

Heading Tags (H1, H2, H3...)

Elementos do HTML que definem títulos e subtítulos nas páginas, ajudando na organização do conteúdo e no SEO.

 

Heavy Users

Usuários que consomem muito determinado produto, serviço ou conteúdo em comparação com outros consumidores.

 

Hiperlink

É um link clicável que leva o usuário a outra página ou site, usado para navegação ou direcionamento de tráfego.

 

 

HTML

Linguagem usada para estruturar o conteúdo de páginas da web, como textos, imagens e links.

 

I

ICP (Ideal Customer Profile)

Perfil do Cliente Ideal. Representa o tipo de cliente com maior potencial de se beneficiar e comprar da sua empresa.

 

Inbound Marketing

Estratégia que atrai o cliente com conteúdo relevante em vez de anúncios invasivos, guiando-o até a compra.

 

Inside Sales

Modelo de vendas feito remotamente, com foco em negociações via telefone, e-mail ou videochamadas, sem visitas presenciais.

 

Inteligência Artificial

Tecnologia que simula a inteligência humana para realizar tarefas como análise de dados, previsões e automações.

 

Interface do Usuário (UI)

Área visual com a qual o usuário interage em um sistema, site ou app. Inclui botões, menus, layout e elementos gráficos.

 

J

Jornada de Compra

Etapas que o cliente percorre até a compra: reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão.

 

K

KPI (Key Performance Indicator)

Indicadores usados para medir os resultados de ações ou campanhas, como taxa de cliques, conversões ou vendas.

 

Key Prospects

Leads com alto potencial de se tornarem clientes, geralmente identificados por seu perfil ou engajamento.

 

L

Landing Page

Página criada com foco em conversão. Serve como porta de entrada para uma ação específica, como preencher um formulário ou baixar um material.

 

Layout

É a estrutura visual de uma página ou material. Define o posicionamento de elementos como textos, imagens e botões.

 

Lead

Contato que demonstrou interesse no seu produto ou serviço e deixou informações como nome e e-mail.

 

Lead Qualificado

Lead que atende critérios específicos e possui maior chance de se tornar cliente.

 

Lead Scoring

Método de pontuação que avalia o quão pronto um lead está para avançar no funil de vendas.

 

 

Lead Tracking

Rastreamento das ações realizadas por um lead em seu site, como páginas visitadas e botões clicados.

 

 

LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados que regulamenta o uso, coleta e armazenamento de dados pessoais no Brasil.

 

 

Light User

Usuário com baixo nível de interação ou consumo de determinado produto ou serviço.

 

 

Link Building

Estratégia para conquistar links externos apontando para o seu site, com o objetivo de melhorar o SEO.

 

 

Links Externos

Links que direcionam o usuário para sites fora do seu próprio domínio.

 

 

Links Internos

Links dentro de um site que levam o usuário para outras páginas dentro do mesmo domínio.

 

 

Long Tail Keyword

Links dentro de um site que levam o usuário para outras páginas dentro do mesmo domínio.

 

M

Mailing List

Mailing List é uma lista de contatos com e-mail, nome, endereço, telefone fixo, número do celular e outras informações relevantes para estratégias de marketing direto.

 

Marketing de Conteúdo

Marketing de Conteúdo é o processo de criar, publicar e promover conteúdos personalizados nos canais digitais para atrair e engajar o público-alvo.

 

 

Marketing Digital

Marketing Digital é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online por meio de canais como redes sociais, blogs, e-mails e anúncios pagos.

 

Meio de Funil (MOFU)

Etapa intermediária do funil de vendas, onde o lead já reconhece seu problema e busca por soluções. O conteúdo aqui tem como objetivo educar e nutrir o interesse, guiando o cliente rumo à decisão de compra.

 

Meta Description

Meta Description ou em português Meta Descrição é uma breve descrição de uma página, que aparece nos resultados dos mecanismos de busca.

 

 

Metadados

Metadados são os dados ou pontos de referência que permitem que as ferramentas entendam do que se trata uma informação ou conteúdo.

 

 

Métricas

Refere-se à medida de desempenho da sua marca por meio da coleta de dados específicos ou resultados numéricos.

 

 

MQL (Marketing Qualified Lead)

MQL é a sigla para Marketing Qualified Lead, ou em português, Lead Qualificado de Marketing. MQL são leads que demonstraram interesse e engajamento, prontos para avançar no funil.

 

 

MVP (Minimum Viable Product)

MVP é a sigla para Minimum Viable Product, que em português quer dizer Produto Mínimo Viável — a versão mais simples de um produto, criada para testar a aceitação do público com o menor esforço possível.

 

N

No Follow

No Follow, que em português significa “Não Siga”, é um atributo colocado em links que instrui os motores de busca a não transferirem autoridade (link juice) para a página de destino.

 

NPS (Net Promoter Score)

NPS é a sigla para Net Promoter Score, uma métrica usada para medir o grau de lealdade dos clientes com uma empresa, produto ou serviço, baseada em uma pergunta: “De 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar nossa marca?”.

 

Nutrição de Leads

Nutrição de Leads é uma estratégia de automação que envia conteúdos personalizados para manter o relacionamento com os leads e guiá-los ao longo do funil de vendas até se tornarem clientes.

O

Onboarding

Onboarding é o processo de boas-vindas e adaptação de novos clientes ou usuários, ajudando-os a entender como utilizar um produto ou serviço com eficiência.

 

OPPS (Opportunities)

OPPS é a abreviação de Opportunities (Oportunidades), representando contatos ou leads que demonstraram forte interesse e têm potencial real de conversão em vendas.

 

Opt-in

Opt-in é a permissão concedida por um usuário para receber comunicações, como newsletters ou promoções, geralmente após preencher um formulário.

 

Otimização para dispositivos móveis

Consiste em adaptar o design e o funcionamento de um site para que ele seja acessível e funcional em celulares e tablets, garantindo boa experiência do usuário.

 

Outbound Marketing

Outbound Marketing é a abordagem tradicional de marketing, onde a empresa vai até o cliente com propagandas, ligações ou anúncios pagos para chamar sua atenção.

 

 

P

Page Title

Page Title é o título da página exibido na aba do navegador e nos resultados de busca, sendo importante para SEO e para atrair cliques.

 

Páginas por visita

Métrica que indica a quantidade média de páginas acessadas por um visitante durante uma única sessão em um site.

 

Palavra-chave

Palavra-chave é o termo ou frase que os usuários digitam nos buscadores e que os profissionais de SEO usam para posicionar seus conteúdos de forma estratégica.

 

Persona

Persona é um perfil fictício que representa o cliente ideal de uma empresa, com nome, idade, comportamentos, dores e objetivos.

 

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico é o processo de definição de metas, objetivos e ações para direcionar o crescimento de uma empresa no longo prazo.

 

PQLs (Product Qualified Leads)

Planejamento Estratégico é o processo de definição de metas, objetivos e ações para direcionar o crescimento de uma empresa no longo prazo.

 

Prova Social

Prova Social é o uso da influência de outras pessoas (avaliações, depoimentos, quantidade de seguidores) para reforçar a confiança em uma marca.

 

 

Público-alvo

Público-alvo é o grupo de pessoas com características demográficas, comportamentais e de consumo semelhantes, para o qual se direcionam as ações de marketing.

 

Q

Qualificação de Leads

Processo que classifica os leads com base no seu potencial de compra, identificando quais estão prontos para avançar no funil.

R

Reach

Refere-se ao número total de pessoas únicas alcançadas por uma campanha ou publicação.

 

Redirecionamento 301

Tipo de redirecionamento permanente de uma URL para outra, usado para manter o SEO e experiência do usuário.

 

Relatório Anual de Vendas

Documento que resume o desempenho de vendas de uma empresa ao longo de um ano. Aponta tendências, resultados alcançados e serve como base para definir metas futuras.

Remarketing

Técnica para exibir anúncios a pessoas que já visitaram seu site, incentivando que voltem e convertam.

 

ROI

Indicador que mede o retorno financeiro obtido em relação ao investimento feito em marketing. 

S

SaaS

Modelo de software baseado em nuvem, acessado por assinatura, sem necessidade de instalação local.

 

Search Engine Marketing (SEM)

Conjunto de estratégias pagas para promover sites em mecanismos de busca, como o Google Ads.

 

Search Engine Optimization (SEO)

Conjunto de práticas para otimizar páginas e melhorar seu posicionamento nos resultados dos buscadores.

 

Segmentação de Leads

Divisão dos leads em grupos com características semelhantes para personalizar ações de marketing.

 

Self-Service Sales

Modelo de vendas em que o cliente realiza todo o processo de compra de forma autônoma.

 

SEO Off Page

Práticas externas ao site, como backlinks, que influenciam no ranqueamento nos motores de busca.

 

SEO On Page

Práticas internas ao site, como título, meta descrição e conteúdo, para melhorar o SEO.

 

SERP (Search Engine Results Page)

Página de resultados exibida por um mecanismo de busca após uma consulta do usuário.

 

Sitemap

Arquivo ou página que lista todas as URLs do site, facilitando a indexação pelos mecanismos de busca.

 

SQL (Sales Qualified Lead)

Lead que demonstrou forte intenção de compra e está pronto para ser abordado pela equipe de vendas.

 

Subdomínio

Lead que demonstrou forte intenção de compra e está pronto para ser abordado pela equipe de vendas.

 

Switchers

Consumidores que trocam com frequência de marca, sem lealdade definida.

T

Taxa de abertura

Porcentagem de pessoas que abrem um e-mail enviado pela empresa.

 

Taxa de cliques

Porcentagem de pessoas que clicam em qualquer um dos links contidos em um e-mail ou anúncio.

 

Taxa de Conversão

Porcentagem de visitantes que realizam alguma conversão desejada pela empresa.

 

Tempo no site

Tempo médio durante o qual um visitante permanece ativo em um determinado website.

 

Teste A/B

Testes feitos com duas versões diferentes de uma página, publicação ou campanha para avaliar qual tem melhor desempenho.

 

Top of Mind

Conceito que indica a marca que vem primeiro à mente do consumidor dentro de um segmento.

 

Topo de Funil (TOFU)

É a primeira etapa da jornada do cliente. Envolve ações focadas em atrair visitantes e gerar consciência sobre um problema ou necessidade.

 

Tráfego orgânico

Visitas no site vindas de fontes gratuitas, como resultados de busca ou links em outros sites.

 

Tráfego pago

Visitas no site que vêm de anúncios pagos em plataformas como Google Ads ou redes sociais.

 

U

User Experience (UX)

User Experience, ou Experiência do Usuário, são boas práticas que buscam tornar a navegação e interação com sites e aplicativos mais simples, agradáveis e eficientes.

V

Valor de Tempo de Vida (CLV)

Métrica que representa a receita total estimada que um cliente gera durante toda a sua relação com a empresa.

 

Valor Justo

Também chamado de FMV (fair market value), é o preço considerado adequado por compradores e vendedores em condições normais de mercado.

 

Venda Direta

Modelo de vendas fora do varejo tradicional, feito diretamente ao consumidor, sem intermediários.

 

Venda Emocional

Abordagem que utiliza emoções para influenciar decisões de compra e fortalecer a conexão com a marca.

 

Vendas Externas

Também chamadas de field sales, são realizadas fora da empresa, com foco em visitas presenciais a clientes.

W

Web Analytics

Ação de coletar, mensurar, analisar e interpretar dados de navegação na internet para melhorar a performance de sites e campanhas.

 

WhatsApp Business

Versão do WhatsApp voltada para empresas, com recursos como catálogos de produtos, mensagens automáticas e etiquetas.

 

White Hat

Conjunto de práticas éticas de SEO que seguem as diretrizes dos mecanismos de busca para melhorar o posicionamento do site.

 

Y

YoY (Year over Year)

Sigla para “ano sobre ano”. Compara o desempenho de um indicador em um período atual com o mesmo período do ano anterior.